segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Esqueleto da redação

A redação
1) Tipo de texto geralmente pedido nos vestibulares: dissertativo-argumentativo. O autor toma posição diante do tema proposto, fundamentando sua opinião com argumentos consistentes.
Características principais:
_ Não utiliza a primeira pessoa.
_ Apresenta argumentos que buscam sustentar uma tese (posição que o autor assume diante do tema).
_ Divide-se em introdução, desenvolvimento e conclusão.



INTRODUÇÃO
(um parágrafo)
· Apresentação da tese a ser defendida no texto.
· Tipos de introdução:
afirmação, declaração,
descrição, pergunta,
enumeração, narração etc.
· Evitar idéias gerais que não se
relacionam com o texto.
DESENVOLVIMENTO
(dois a três parágrafos)
· Apresentação dos argumentos.
· Método indutivo.
· Método dedutivo e silogismos.
· Erros de argumentação (falácias).

CONCLUSÃO
(um parágrafo)
· Retoma a tese proposta na introdução.
· “Portanto”, “assim”, “logo”...
· Não apresenta novos argumentos.
· Pode conter uma solução para um problema proposto pelo tema (Enem).

.

Dica: Não comece a escrever sua redação do “nada”. Procure, antes, estruturar suas idéias e identificar argumentos. Após receber a proposta da redação, identifique:
Tema proposto:_____________________________________________________________________________________________________ Sua tese:___________________________________________________________________________________________________________ Argumentos: 1)______________________________________________________________________________________________________
                        2)______________________________________________________________________________________________________
                        3)______________________________________________________________________________________________________
Conclusão:__________________________________________________________________________________________________________
                                                                           Este é o famoso esqueleto da redação



2) Como vimos, é essencial que você siga fielmente o tema proposto.
· Leia com atenção a coletânea oferecida e procure pontos que possam ser aproveitados no seu texto.
· Cuidado para não abordar apenas uma faceta do tema nem generalizar demais.

3) Seu texto precisa ter coerência. Como garanti-la?
· Conhecimento lingüístico: use apenas palavras das quais você conheça muito bem o significado. Fuja dos termos ‘difíceis’ e ‘da moda’ (holístico, otimização etc.).
· Conhecimento do mundo: é o que você adquire ao longo da vida, nas aulas, nos jornais, na televisão... Ponto crucial para que o seu texto tenha bom conteúdo. Portanto, informe-se: leia, leia, leia. Sempre.
· Consistência dos dados textuais: verifique se não há contradições em sua redação.
· Inferências.
· Intertextualidade.

4) Um bom título coroa um bom texto.
· Não repita as palavras da proposta de redação.
· Deixe-o por último.
· Uso de metáforas.
· Podemos usar verbos, perguntas e o que mais a nossa imaginação mandar, desde que seja pertinente.

Erros que não podemos mais cometer
a) Fuga do tema!
b) Parágrafos soltos ao longo do texto: é preciso ligar todos eles! (coesão / coerência)
c) Períodos muito longos: ficam confusos e dificultam a leitura do texto.
d) Frases sem sujeito: deixam o leitor perdido à procura do autor das ações do texto.
e) Separação de sujeito e predicado por vírgula: nunca mais! Já falamos bastante disso.
f) Incompatibilidade entre sujeito e verbo: “A sopa que emagrece dois quilos por semana”.
g) Utilizar a primeira pessoa: nunca use “eu” ou “na minha opinião”!
h) Parênteses indevidos: quase nunca são realmente necessários, melhor evitá-los.
i) Modo imperativo: ninguém quer dar ordens ao leitor!
j) Expressões muito coloquiais e palavras vagas: “coisa”, “legal”, verbo “ser”...
k) Repetição exagerada de palavras e expressões: viva a diversidade!
l) Entregar a redação sem fazer revisão.

Palavrinhas perigosas:
· “Onde” _ Só deve ser utilizada para se referir a um lugar            . · “Através” _ Utilizar somente quando há noção espacial.
· Mau / bom X Mal / bem                                                                   · Há (tempo passado) X A (distância e tempo futuro)

Considerações finais
_ Não diga em sua redação apenas o que já é lugar comum. Procure argumentos que surpreendam o seu leitor!
Lembre-se de que ele corrigirá dezenas de textos por dia e idéias inovadoras serão sempre bem-vindas.
_ Você pode fazer citações em sua redação, desde que elas sejam curtas e apresentadas com as suas próprias palavras. É muito importante que elas possam ser comprovadas pelo leitor. Não esqueça de citar a sua fonte, que pode ser um texto da própria coletânea apresentada pela prova.
_ Escrever sempre é a única forma de se aprender a escrever bem. Não depende de talento nem de dons divinos, mas do seu esforço e da sua persistência.
_ Redações lendárias como aquela em que o candidato escreveu apenas “tic tac tic tac tic tac” não passam de história da carochinha! Não invente tanto assim: sua imaginação deve voar dentro dos limites do gênero dissertativo argumentativo próprio das redações de vestibular.
_ Na hora de fazer a prova, não deixe a redação por último. Ela equivale a uma porcentagem muito significativa da sua nota final em todos os vestibulares.
_ Atenção à sua letra, sempre! Ela é um cartão de visitas!
_ Acredite em você. No final das contas, tenha a certeza de que todo esforço será recompensado com uma excelente nota no vestibular!

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